terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pilates e Seus Princípios Essenciais


Os exercícios de Pilates: Mat, com Bolas e no Aparelho são compostos por princípios essenciais, importantes para sua execução. Há nove tópicos elementares, que aqui serão abordados:

Relaxamento
Concentração
Respiração
Controle
Centralização
Fluxo
Precisão
Coordenação

Relaxamento - É o ponto inicial para execução dos movimentos de Pilates, em que se aprende a identificar e liberar as áreas de tensões, desligando os músculos que estejam sendo utilizados demais.

Concentração - Advém do relaxamento, é importante para que o aluno tenha a capacidade proprioceptiva do seu corpo, desenvolvendo a resposta sensorial ou sinestesia do corpo, ou seja, que ele saiba onde se encontra no espaço e o que ele faz com cada parte do seu corpo.

Alinhamento - O corpo deve estar na posição neutra, ou seja, pelve e espinha alinhadas.

Respiração - é a alimentação do corpo e do cérebro. Ela deve ser realizada para baixo do diafragma, pois quando você faz a respiração profunda, você está trabalhando grandes regiões internas do corpo. O oxigênio que entra para dentro do corpo, também é considerado como rejuvenescedora força vital. Através da respiração, pode-se amenizar, diminuir e até desaparecer a dor, assim sendo ela gera o equilíbrio do corpo.

Controle - Ao executar os exercícios de Pilates todos os movimentos são controlados. Este controle significa que as partes do corpo corretas estão sendo ativadas. O controle e a precisão estão correlacionados. Assim, os movimentos devem ser executados lentamente como se fosse uma meditação, com o uso da respiração, coordenação, controle e precisão, o que ocasiona um menor, ou seja, limitado número de repetições.

Centralização -  É perceber que existe uma enorme região interna do corpo que faz todo o controle. É ativada no uso da musculatura contínua em torno da coluna vertebral e a parte frontal do ílio, é chamada de CENTRO. Esses músculos sustentam o tronco, os órgãos internos e os mantém eretos.

Fluxo - É planejado para ser suave, natural e rítmico. Origina-se de um centro forte, e flui de forma lenta, suave e controlada, na qual os músculos são ativados, aquecidos, assim alongando e aumentando o espaço entre as vértebras.

Precisão - Os exercícios de Pilates são realizados com precisão, o que garante o movimento executado de forma correta.

Coordenação - é importante pois estabelece a relação do cérebro e do corpo.

 



Assim, Pilates é um programa de condicionamento físico e mental, para educação da mente e do corpo. A execução dos movimentos agregados a estes princípios fundamentais, permitirão a você, então flexibilidade, mobilidade, força e bem-estar.
Referências Bibliográficas:
1.Ackland, L. - Pilates -Modele seu Corpo e Transforme Sua Vida,
2.Robinson, L.; Napper, H. Exercícios Inteligentes com Pilates e Yoga


Nenhum comentário:

Postar um comentário