domingo, 31 de julho de 2011




 INTERABILITA - FECI
Por Élida dos Santos
Sílvia Lemos Fagundes
Roberta Nascimento Leães

Caderno de Reabilitação - Ano7 - JULHO - 2011

O Projeto de Fisioterapia Neurofuncional
Pediátrica iniciou suas atividades,
em setembro de 2009, pela Fisioterapeuta
Élida dos Santos, junto ao Programa
Interagir, na tentativa de suprir a carência
de vagas das grandes instituições
de Porto Alegre, cuja média é de 3.000
crianças na lista de espera. Também teve
como objetivo inicial estruturar mais um
serviço de assistência social especializado
e de saúde às crianças portadoras
de necessidades especiais, que são mais que 3.640 entre crianças e adolescentes somente no Município de Porto Alegre, segundo dados do IBGE, Censo de 2000.

Com a atual Diretoria do Sport Club Internacional, a INTERABILITA passa a ser mais um Projeto da FECI (Fundação de Educação e Cultura do Inter), que desde 1976, tem como como finalidade atuar em ações sociais, culturais, educacionais e esportivas proporcionando ganhos a comunidade em geral.

A FECI é uma organização social não-governamental sem
fins lucrativos, fundada pelo Presidente Frederico Arnaldo Ballvé, oriundo da união de três departamentos existentes no Clube (o departamento cultural, a biblioteca e o Centro Feminino de Assistência Social).
 
Assim, o Projeto INTERABILITA, através das Fisioterapeutas voluntárias Élida dos Santos, Sílvia Lemos Fagundes e Roberta Nascimento Leães, visa fornecer aos portadores de necessidades especiais e suas respectivas famílias, uma atenção multi e interdisciplinar, na prestação de serviços providos de suportes técnicos relativos à Fisioterapia (reabilitação/habilitação das crianças e adolescentes), ao Serviço Social e Psicopedagogia.
 
A Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica é um tipo de intervenção motora que deve ser constituída da criança, de sua família, e dos profissionais da área da saúde, bem como deve estar inserida na comunidade, na escola e no meio familiar(TECKLIN, 2002)
 
Do nascimento até os seis, sete anos de idade, é que se formam as bases para o crescimento saudável e harmonioso das crianças nas suas dimensões física, intelectual, social e emocional e do desenvolvimento da linguagem. Isso significa também dizer que défi cits intelectuais ou físicos ocorridos nesta etapa, notadamente na primeira infância, podem se converter em limitações anulativas, reduzindo as possibilidades de avanços das crianças nos níveis psicológicos superiores, mesmo que estímulos sejam oferecidos em etapas posteriores da vida humana (VYGOTSKY apud ALMEIDA et al., 2006).    
         
A condição imediata ao diagnóstico, feito o mais cedo possível nos primeiros meses de vida do bebê, com detecção de alterações no desenvolvimento sensório--motor, seguido de um conjunto de técnicas de intervenção terapêutica, leva a um tratamento ideal.       

A intervenção motora na criança atípica ocorre desde a fase inicial do desenvolvimento dela, também chamada de intervenção precoce, devido a fatores em que, durante a gestação deste bebê ou após o seu nascimento, até as fases subseqüentes deste processo de desenvolvimento. O objetivo da terapia motora precoce é facilitar a exploração contínua e seletiva de padrão de movimento, necessária para o comportamento movimento funcional. Este tipo de intervenção é baseado em intervenções intensivas altas, a fim de produzir resultados positivos (ULRICHe col.,2008).
 
A Fisioterapia Neurofuncional tem um papel importante na promoção, prevenção e reabilitação de crianças com disfunções como na Paralisia Cerebral, Síndrome de Dowm, Mielomeningolece, Autismo, Lesões de Plexos, Meningite, entre outras. A Fisioterapia tem como objetivos tem como objetivos bem defi nidos: Promover experiências normais de desenvolvimento; Reduzir o reforço ativo de padrões de movimento e posições anormais; Diminuir deformidades músculo-esqueléticas, congênitas e contraturas articulares adquiridas; Normalizar o tônus; Normalizar os movimentos, restabelecendo e estimulando as reações de endireitamento, reeducando os padrões centralizados dos movimentos (rotações) e reeducando os padrões recíprocos dos movimentos (coordenação e ritmo); Minimizar contraturas e deformidades Melhorar o equilíbrio, a marcha e sua capacidade respiratória.

O Projeto INTERABILITA também oferece, desde o ano passado, um programa de intervenção intensiva específico: O Programa de Treinamento de Marcha na Esteira Ergométrica com Suporte de Tronco às crianças e adolescentes com alguma dificuldade sensório-motora, com algum déficit no caminhar. É realizado uma vez por ano, durante cinco semanas de treinamento, em três vezes
na semana, no qual a criança é avaliada antes e após a intervenção. Os resultados deste treinamento apresentaram uma melhora do passo, da postura do tronco e do equilíbrio, na maioria delas.

Atualmente são assistidas 17 crianças de 1 a 14 anos, nos quais atendemos Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Síndrome de Down, Síndrome de West, Síndrome de Rett, Lesões Múltiplas Cerebrais, Seqüela de Meningite. Estas crianças e adolescentes são provenientes das Escolas Municipais Especiais (Eliseu Paglioli e Lygia Averbuck), da divulgação na revista do Inter.

Estamos em busca de parcerias para a melhoria dos atendimentos, para aumentar os horários de trabalho e, conseqüentemente, os números de vagas. Nosso atendimento é gratuito, todas as terças, quartas e quintas-feiras das 8 horas e 30 minutos às 11 horas e 50 minutos, no Parque Gigante.

Portanto, oferecer atendimento de qualidade é nossa missão. Bem como, a melhoria no seu desenvolvimento motor, abrangendo a interação com a família, a inclusão do em sua qualidade de vida, ou seja, promoção a saúde, proporcionando assim, condições de crescimento para o indivíduo social e participativo.
 1.Coordenação e equipe do Projeto:
1.1. Coordenadora Geral: Janice Cardoso
1.2. Coordenação da Psicologia: Lorena Boelter
1.3.Coordenação da Assistência Social: Débora Grosso
2. Responsável Técnica:
2.1. Élida dos Santos (preponente do projeto) – Fisioterapeuta- CREFITO/5 24807-F
3. Assistentes Técnicas:
3.1. Sílvia Lemos Fagundes – Fisioterapeuta, Mestre – CREFITO/5 14018-F
3.2. Roberta Nascimento Leães – Fisioterapeuta, Mestre- CREFITO/5 64691-F
4. Telefones:
4.1.Interagir: (51) 32304623
4.2. Parque Gigante: (51) 3230457
4.3.Salão do INTERABILITA: (51) 32304614
4.4.Fisioterapeuta Élida dos Santos: 96639873
4.5.Fisioterapeuta Sílvia Lemos Fagundes: 91274914
4.6.Fisioterapeuta Roberta Nascimento Leães: 91243882
5. Site ou correio eletrônico: http://www.feci.org.br/


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário