quinta-feira, 24 de março de 2011

DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE E DA LINGUAGEM NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA

No primeiro ano de vida de um bebê, as fases do desenvolvimento acontecem muito rapidamente. A cada semana de crescimento de um bebê, seu processo motor e de comunicação se desenvolvem.                            
No primeiro trimestre de vida, a criança adquire a cada semana maturidade motora, através de um novo mundo exterior. A cada movimento realizado pela cabeça, pés, mãos resulta em uma reação involuntária. Os reflexos primitivos são os primeiros contatos com meio-externo e com o seu corpo, sendo assim uma forma de linguagem. Nesta fase os reflexos primitivos estão bastante latentes, como por exemplo, os reflexos tônicos, de sucção, de marcha, de Moro. Esses movimentos reflexos auxiliam o processo de fortalecimento da musculatura e, por esta razão, esboçam e favorecem um posterior desenvolvimento do movimento voluntário.
À medida que os meses vão passando, que o córtex cerebral amadurece estes reflexos vão diminuindo, o movimento voluntário começa a emergir, bem como, a expressão corporal e a expressão oral.


Do ponto de vista fonoaudiológico podemos estimular a linguagem das crianças desde os primeiros meses de vida.  Estes estímulos podem ser realizados no dia a dia como conversar com a criança durante as rotinas, com o rosto de frente para ela, de maneira que enxergue a pessoa que está falando, estimular os cantinhos da boca, os  lábios superior e inferior com o bico ou com o dedo. Para estimular as linguagens: compreensiva e expressiva podemos realizar com a criança atividades com sons, ruídos, voz humana, chocalho, repetir sons, falar onomatopéias, e quando a criança chorar, atendê-la e falar com ela.
Podemos estimular a criança quanto à percepção espacial e temporal, por exemplo, a mudança da posição do berço no quarto ou da posição da criança na cama.
Com relação ao tempo permitir que a criança estabeleça o seu ritmo de intervalo de mamadas e sono. É importante também denominar e mostrar os objetos para a criança e assim trabalhamos a memória e tempo.

Consideramos tanto na área da Fisioterapia como na da Fonoaudiologia muito importante estimular a criança adequadamente. Assim sendo nos primeiros meses de vida, além dos cuidados que devemos ter com as nossas crianças podemos do mesmo modo apresentar a elas o mundo exterior de uma forma prazerosa.

Texto elaborado por:

Élida dos Santos - Fisioterapeuta
Membro da Academia Americana de Paralisia Cerebral e Desenvolvimento da Medicina (AACPDM)
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates no Solo e com Bola
Fisioterapeuta Voluntária da Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica do INTERAGIR (Projeto Social do Sport Club Internacional)
Consultório: Rua Cel. André Belo, 560/566 - sala 205
Fone: (51) 30612440/96639873
Bairro  Menino Deus - Porto Alegre/RS



Miriam Teresinha Pinheiro da Silva- CREFONO7- 6037
Fonoaudióloga
Mestranda em Linguagem, Interação e Processos de aprendizagem
Especialização em Motricidade Orofacial
Aperfeiçoamento em Voz
Conselheira do CREFONO7 – Gestão 2010-2013
Fone: (51) 9999 7089/3019 9630

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